fbpx

Blog

O camarão maracuthai

Sempre gostei de fazer a análise dos fatores históricos, geográficos e culturais de um país ou estado, para entender a gastronomia do local.

Uma das questões que me instigou a estudar com mais profundidade, foi o entendimento das semelhanças das cozinhas da Tailândia e do Ceará – locais cujos territórios se iniciam exatamente a 5 graus da linha do Equador (talvez para respeitar a dualidade do Ocidente com o Oriente, o Ceará fica ao sul e a Tailândia fica ao norte).

Suas cozinhas são diferentes, mas existe um DNA comum que pode ser percebido por exemplo, na utilização do leite de côco na cozinha, e na paixão pelo coentro e pelos temperos marcantes. Um de meus pratos tailandeses preferidos é o Thai Red Curry (Kaeng Daeng), que originalmente é um complexo curry de frango aromatizado com frutas e ervas – mas este prato também é feito com camarões. Tenho feito minhas variações deste prato a alguns anos, mas foi na versão Camarão Maracuthai (que apresentei no restaurante Ceará à Mesa que funcionou durante 40 dias no evento Casa Cor) que encontrei uma grande aceitação pelo público que frequentou o local – foi o prato mais pedido durante o evento. Utilizei o máximo de insumos cearense para buscar a principal característica dos pratos tailandeses – o equilíbrio entre salgado, doce, ácido e picante. Da grande variedade de insumos deste prato, só faltam 2 itens para serem totalmente cearenses (o curry e o molho de peixe Nam Pla). Mas nossa equipe de cozinheiros universitários já está trabalhando na regionalização desses temperos.

E como minha intensão não é guardar segredos, mas pelo contrário, contribuir com a gastronomia cearense, passo abaixo a receita (atual) de nosso Camarão Maracuthai.

RECEITA CAMARÃO MARACUTHAI
Camarão 21/25 200 gr Óleo de Soja 1 colher de sopa Alho 1 dente Curry 1 colher de sopa Leite de Côco 200 ml Maracujá 1/2 und Melão 100 gr Açúcar 1 colher de chá Gengibre 1 colher de chá Molho de Peixe 1 colher de sopa Manjericão 5 folhas Coentro 5 folhas Pimenta dedo-de-moça 1/2 und Arroz Jasmin 100 gr

MODO DE FAZER:
-Aquecer o óleo em uma panela wok e adicionar o Curry e a metade do leite de côco, e cozinhar por 3 minutos.
-Adicionar o resto do leite de côco, omaracujá, o melão e as ervas, e cozinhar por mais 3.
-Adicionar os camarões e cozinhar por 1 minuto.
-Servir com arroz de jasmim.

Materia do Jornal O Povo escrita por Elcio Nagano

TOP